quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Acne da mulher adulta
A acne no adolescente já causa muitos transtornos, imagine só quando aparece ou se prolonga pela vida adulta.
A acne no adolescente já causa muitos transtornos, imagine só quando aparece ou se prolonga pela vida adulta.
por Dra. Érica Monteiro, dermatologista.
A Acne da Mulher Adulta é observada em mulheres na pós - adolescência, predominantemente na região mandibular, muitas vezes a mulher relata piora relacionada às fases do ciclo menstrual. Habitualmente é induzida pelo aumento de andrógenos (hormônios sexuais) na pele.

O aumento de andrógenos da pele pode aparecer sob várias formas, dependendo dos locais em que a unidade pilo-sebácea hormônio dependente possua receptores específicos sensíveis à ação dos hormônios andrógenos. Quando esta ação for nas glândulas sebáceas teremos como resultado a Seborréia e a Acne. Ação nos folículos pilosos a levará ao Hirsutismo (aumento de pêlos) e à Alopecia Androgenética (calvice feminina). Nisto reside a formação da síndrome SAHA (Seborréia, Acne, Hirsutismo, Alopecia), observada na mulher com todos ou alguns desses elementos.

O hirsutismo e a alopecia manifestam-se em locais nos quais os folículos pilosos, andrógeno-dependentes (hormônio dependentes), possuem receptores específicos (face, membros, púbis, axilas e áreas definidas do couro cabeludo). Os cabelos respondem à ação dos andrógenos pela sua diminuição, resultando em Alopecia Androgenética. Os pêlos respondem a essa mesma ação com crescimento anormal, levando ao hirsutismo.

Conduta na acne da mulher adulta.
O exame dermatológico deve observar se há outras alterações na pele, como aumento de pêlos, calvice feminina e/ou dermatite seborréica.

Nos casos de Acne da Mulher Adulta, necessitamos avaliar a dosagem no sangue dos principais hormônios circulantes, de acordo com o quadro da paciente. As alterações destas dosagens nos indicarão distúrbios dos ovários, das glândulas adrenais ou de outras origens.

Para o tratamento da síndrome SAHA na mulher, além dos cuidados de higiene e outros medicamentos de uso local, usam-se substâncias antiandrogênicas (ação anti-hormonal). Antes de iniciarmos a terapêutica com antiandrógenos, é importante excluirmos as causas endócrinas ou ginecológicas que podem levar ao aumento de andrógenos, pois podem necessitar de outros tratamentos medicamentosos e/ou cirúrgicos. A partir da exclusão destas causas, nos casos de aumento de andrógenos na pele, inicia-se o tratamento da pele com quadro correspondente à síndrome SAHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário