quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Perguntas e respostas sobre acne (parte 2)
Medicação, estresse, cremes, limpeza de pele.. o que resolve?
por Dra. Érica Monteiro, dermatologista.
  1. Meu amigo está fazendo tratamento para acne e está apresentando melhora, posso usar a mesma medicação?
  2. Estresse emocional piora o quadro de acne?
  3. Já usei vários cremes e sabonetes para acne e não melhorei. Existe algum tratamento mais eficaz?
  4. Alimentação piora a acne?
  5. Limpeza de pele melhora a acne?
  6. Exposição solar melhora a acne?
  7. Os peelings químicos são úteis no tratamento da acne?
»» Meu amigo está fazendo tratamento para acne e está apresentando melhora, posso usar a mesma medicação?
Algumas pessoas apresentam melhoras com certos medicamentos e outras não. Por isso, pode ser que seu médico precise trocar sua medicação caso o tratamento inicial não esteja surtindo efeito para o controle do seu quadro.

»» Estresse emocional piora o quadro de acne?
Gravidades podem desencadear distúrbios psicológicos secundários (complexo de inferioridade, timidez, depressão, entre outros). A acne freqüentemente piora quando o estresse emocional é intenso e a ansiedade e a angústia podem agravar o quadro, e contribuir para resistência ao tratamento. Sendo assim, devemos tratar e levar em consideração a pessoa como um todo e não somente as lesões. Episódios depressivos podem mostrar a severidade do comprometimento psicológico dos pacientes.

»» Já usei vários cremes e sabonetes para acne e não melhorei. Existe algum tratamento mais eficaz?
Em 1979, foi introduzida a isotretinoína vio oral no tratamento da acne cística e conglobata com excelentes resultados e possibilitando a cura da acne. A isotretinoina ou ácido 13-cis-retinóico é derivado sintético do ácido retinóico (vitamina A ácida). Atua efetivamente sobre a glândula sebácea, diminui a formação do sebo e normaliza a queratinização alterada do folículo pilo-sebáceo, evitando sua obstrução. Utiliza-se particularmente para os graus III, IV e V da acne . Também está indicada na acne pápulo-pustulosa, (grau II), resistente ao tratamento tópico.

»» Alimentação piora a acne?
O papel da dieta alimentar na evolução da acne é uma questão controvertida. Se o paciente relaciona fases de piora com a ingestão alimentos como chocolates, gorduras, carboidratos, produtos do mar, refrigerantes e bebidas alcoólicas, deve-se evitar o seu uso abusivo.

»» Limpeza de pele melhora a acne?
O dermatologista pode executar ele mesmo ou procedimentos, executando-os ele próprio ou indicar pessoa de sua confiança, esteticista habilitada que, sob sua responsabilidade, atue corretamente na pele de seu paciente. A "Limpeza de Pele" com extração manual de comedões (cravos) não deve ser feita em acne com intenso grau inflamatório, são importantes adequada assepsia e anti-sepsia para prevenir e evitar contaminações, esclarecer ao paciente que esse procedimento é um complemento do tratamento, pois outras medidas devem ser aplicadas pelo médico dermatologista.

»» Exposição solar melhora a acne?
A exposição excessiva e indiscriminada ao sol pode levar ao agravamento das lesões, por um aumento da corneificação (camada córnea que está na superfície da pele). Observada principalmente em pacientes com acne, submetidos a uma exposição solar prolongada, sobretudo no verão, e agravada pelo uso de cremes muito gordurosos que provocam o aparecimento de cravos. Este quadro é chamado de Acne Estival.

»» Os peelings químicos são úteis no tratamento da acne?
Sim. Os peelings químicos são úteis no tratamento da acne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário