quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Manchas na gravidez
Durante a gestação, as mulheres podem ganhar manchas amarronzadas no rosto, colo e/ou braços. Essas manchas são chamadas de melasma. Elas aparecem por causa das alterações hormonais que ocorrem neste período, depois torna-se difícil fazer o clareamento. A
  1. Proteção solar
  2. Tratamentos para as manchas
»»Proteção Solar
A maneira mais eficiente de evitar as manchas na gravidez é não se expor ao sol.
Recomenda-se o uso de filtro solar diário, no mínimo, com fator de proteção 15. O produto evita que a luz estimule ainda mais o processo de pigmentação da pele. Mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos deve-se usar o filtro solar. Lembre-se de aplicar o filtro em todo o corpo, pois a radiação ultravileta do sol ultrapassa a roupa, principalmente os tecidos finos, e atinge a pele. Se for para a praia, piscina ou fazer passeio ao ar livre, aumente o fator de proteção solar para 30 ou 60, além de fazer uso de chapéu/boné, óculos escuros e preferir locais à sombra. É preciso reaplicar o protetor solar a cada duas horas. Reaplique também após cada mergulho ou sudorese intensa


»»Tratamentos para as manchas
Após a amamentação, pode-se tentar clareas as manchas. O tratamento deve ser feito com cremes, loções ou géis de uso diário, peelings e/ou LASER. Sempre que possível, a associação de tratamentos ajuda a obtenção de um resultado melhor.
  • Cremes, loções ou géis: seu uso é feito em casa diariamente. Poderemos usar o ácido retinóico, glicólico e/ou salicílico, provocam leve descamação na pele para remover a mancha mecanicamente. Poderemos associar substâncias clareadoras, como hidroquinona, ácido kójico, e vitamina C.
  • Peelings: poderemos realizar peelings químicos com ácido retinóico, glicólico ou salicílico. Aceleram o processo de clareamento da pele.
  • LASER: alguns LASERs não ablativos podem ser indicados para acelerar o clareamento das manchas.



  • O resultado depende da disciplina da paciente quanto ao uso correto dos produtos e cuidados com a exposição solar. O conteúdo é meramente informativo/educativo. Lembre-se de que não é possível indicar qualquer tratamento sem o exame clínico do paciente. Caso necessário, consulte seu dermatologista ou esteticista.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário